. . Produção de peixe em tanque-rede Análise de água

O Evento - Apresentação

  

O Encontro de Aquicultura na Amazônia Ocidental, desde a sua primeira edição em 2012, vem buscando agregar todos os segmentos da sociedade (cientistas, governo, educadores, estudantes e produtores rurais) que participam da atividade aquícola. Neste ano de 2018, em sua segunda edição com o Tema: Amazônia de portas abertas para o mundo. Os Programas de Pós-Graduação em Aquicultura (PPG-AQUI/Universidade Nilton Lins em ampla associação com o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – MCTIC-INPA), Ciências Pesqueiras nos Trópicos (CIPET/Universidade Federal do Amazonas - UFAM) e Ciência Animal (CAN/UFAM) se uniram para iniciar o processo de internacionalização, como meio de melhorar a qualidade dos seus cursos, conferindo maior visibilidade à pesquisa científica realizada na Amazônia, além de promover a mobilidade internacional e nacional de docentes e discentes da pós-graduação. Para esses profissionais, este evento será uma grande oportunidade para aprimorar seus conhecimentos científicos, participar das discussões e fazer parcerias. Para o segmento do setor produtivo (técnicos, governo e produtores), será um avanço no fortalecimento das parcerias, com trocas de experiências, entre produtores e a academia. Durante o evento, serão abordados temas como: reprodução, nutrição, sanidade, saúde, comportamento, biotecnologia, conservação, manejo e agronegócio das atividades aquícolas e pesqueiras. Esses e outros assuntos serão apresentados e discutidos por meio de minicursos, palestras e pôsteres, nos quais serão mostrados os avanços da ciência para o Setor e a oportunidade de discutir sobre os investimentos feitos pelos órgãos públicos e privados. Esperamos que este evento contribua, especialmente, para a formação profissional dos jovens mestres e doutores da Amazônia sobre vários aspectos do setor aquícola e pesqueiro na região, sendo esperado um grande público. Por fim, agradecemos aos patrocinadores, as instituições parceiras e todos aqueles que estão contribuindo para a realização deste evento.

Expediente

Corpo Editorial: Editora Nilton Lins

Periodicidade da Publicação: 4 anos

Objetivos da Editora: Articular as iniciativas dos diferentes segmentos institucionais no que concerne à atividade editorial; analisar e selecionar as propostas de publicações e de produções técnicas, artísticas, culturais, didático-pedagógicas, decidindo sobre a sua adequação à linha editorial, a viabilidade econômica e os demais critérios de avaliação previamente definidos.

 

Publicações e Produções

A Editora atua nas diversas áreas do conhecimento:

1.    Publicações divulgadas em revistas técnico-científicas ou periódicos especializados, de autoria ou co-autoria do docente;

2.    Livros ou capítulos de livros organizados por docentes e alunos da instituição e também por autores da comunidade externa;

3. Publicações de anais e eventos científicos, tecnológicos e artístico-culturais, apresentados em seminários, congressos, conferências, encontros, simpósios, etc.

 

Comissão Editorial 2017-2019: Designada pela portaria GR no. 003/2017, a Comissão Editorial é constituída por uma equipe de profissionais da Universidade Nilton Lins, encarregada de coordenar o desenvolvimento dos objetivos da Editora.

 

Membros da Comissão Editorial 2017-2019:

·         Ana Cláudia Lacerda

·         Cleuciliz Santana (Coordenadora)

·         Eduardo Segura

·         Ilsa Valois Coelho

·         Keillah Mara Barbosa

·         Lígia Heyer (vice-coordenadora)

·         Luiz Lins

Endereço: Avenida Professor Nilton Lins, 3259. Parque das Laranjeiras – Manaus/AM, CEP: 69058-030. Telefone: (92) 3653-2053

 

Normas para publicação

 

Cada autor poderá submeter dois resumos para o evento como primeiro autor e não terá limite para co-autoria. Os resumos serão revisados pela Comissão Científica Ad hoc e os todos trabalhos aceitos, serão publicados na forma de Anais (online). Os resumos deverão ter o limite de 400 palavras e serão aceitos resumos em português, inglês e espanhol. Estes deverão ser submetidos eletronicamente, por meio do formulário de submissão de resumo e serão aceitos resumos em todas as áreas do conhecimento relacionadas a aquicultura e recursos pesqueiros. As áreas para avaliação dos resumos são:

·         Fisiologia aplicada a aquicultura

·         Nutrição de organismos aquáticos

·         Piscicultura de água doce

·         Ornamentais

·         Sanidade

·         Economia

·         Melhoramento e genética

·         Qualidade de água e toxicologia

·         Tecnologia e processamento de pescado

·         Aquicultura e meio ambiente

·         Carcinocultura de água doce

·         Reprodução e larvicultura

·         Comportamento/bem estar

·         Recursos Pesqueiros

Assim sendo, os trabalhos devem ser apresentados na forma de pôster e serão selecionados os 10 melhores para apresentação oral. As apresentações em formato pôster ocorrerão mediante a aceitação do resumo para publicação pela Comissão Científica.

Os resumos serão analisados pela comissão avaliadora e a divulgação será feita por meio do site do congresso e o autor deverá acessá-lo e conferir a lista de trabalhos aceitos. Será o autor-apresentador do trabalho informado por e-mail se o seu trabalho foi selecionado para apresentação oral.

A comissão Científica é constituída por uma equipe de profissionais de diversas Instituições Nacionais de renome e será encarregada de coordenar a avaliação dos trabalhos submetidos.

 

Membros da Comissão Científica:

·         Daniela Volcan - Presidente - FURG

·         Adriano Teixeira Oliveira – UFAM

·         Álvaro José Bicudo – UFPR

·         Bernardo Baldisseroto - UFSM

·         Carlos Edwar de Carvalho Freitas – UFAM

·         Cheila de Lima Boijink - EMBRAPA

·         Flávia Kelly Siqueira de Souza – UFAM

·         Gabriela Tomás Jerônimo - UFSC

·         Jackson Pantoja Lima - IFAM

·         Kedma Cristine Yamamoto – UFAM

·         Leandro Godoy - UFRGS

·         Marcos Tavares-Dias - EMBRAPA

·         Maria João Santos – Universidade do Porto

·         Michelle Midori Sena Fugimura – UFOPA

·         Paulo Henrique Rocha Aride - IFAM

·         Ricardo Rodrigues - FURG

·         Sanny Maria de Andrade Porto – UFAM

·         Sergio Ricardo Batlouni - CAUNESP

 

Endereço de contato:

Secretaria de Pós-Graduação em Aquicultura - PPG-Aquicultura, da Universidade Nilton Lins.  Avenida Professor Nilton Lins, 3259 - Parque das Laranjeiras, CEP: 69058-030, Manaus - AM. Telefone: (92) 3643-2022; e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Anais das Edições:

 

 Anais do I Encontro de Aquicultura na Amazônia Ocidental 

 ANAIS, V. 1, N. 1, 2012

 

Anais do II Encontro de Aquicultura na Amazônia Ocidental 

ANAIS, V. 2, N. 1, 2018

22/10/2018. Secretaria de Pós-Graduação em Aquicultura - PPG-Aquicultura.