. . Produção de peixe em tanque-rede Análise de água

 AQ205 - Tecnologia Pós-Colheita

 

Créditos: 02 (30 h)

Docente Responsável: Dr. Rogério de Jesus

ELETIVA

 

 

Ementa:

Aplicar o conhecimento tecnológico post-mortem em animais procedentes da natureza e de fazendas de aquicultura. A pesquisa desenvolvida na área de produtos de origem animal é realizada com produtos regionais e inclui peixes de água doce dos rios amazônicos e aqueles procedentes da piscicultura. São realizadas pesquisas de conservação dos peixes em gelo, salga e secagem de músculo de peixes, defumação a quente e a frio, produção de equipamentos adequados aos diferentes processamentos do pescado. O estudo do uso dos resíduos do fileteamento e do peixe que perdeu a qualidade para o consumo, também é realizado, visando transforma-los em farinha de peixe para rações animais e aproveitamento do óleo de peixe extraído. Elaboração de produtos tipo delicatessen a partir de músculo de pescado de baixo valor Comercial, agregando valor ao minced (carne mecanicamente separada) que é uma das atividades mais recentes.

Bibliografia

Alex Augusto Gonçalves, 2011. Tecnologia do Pescado: ciência, tecnologia, inovação e legislação. (Ed) Alex Augusto Gonçalves - São Paulo: Editora Atheneu, 2011.

Almeida, N. M. 1998. Alterações post-mortem em Colossoma macropomum (Cuvier, 1818), procedente da piscicultura e conservado em gelo.

Manaus, . Dissertação (Mestre em Ciência de Alimentos), Faculdade de Ciências da Saúde. Universidade Federal do Amazonas (UFAM). 90p.

Batista, G. M.; Lessi, E.; Kodaira, M.; Falcão, P. T. 2004. Alterações bioquímicas post-mortem de matrinxã Brycon cephalus (GÜNTHER, 1869) procedente da piscicultura, mantido em gelo. Ciênc. Tecnol. Alim. v. 24, n. 4, p. 573-581.

 

 

 

26/05/2020. Secretaria de Pós-Graduação em Aquicultura - PPG-Aquicultura.