I Workshop Nacional sobre Tecnologia de Bioflocos na Amazônia

  • Home
  • Eventos
  • I Workshop Nacional sobre Tecnologia de Bioflocos na Amazônia

Sobre o workshop

I WORKSHOP NACIONAL SOBRE TECNOLOGIA DE BIOFLOCOS NA AMAZÔNIA, tem por objetivo agregar os segmentos da sociedade (cientistas, governo, educadores, estudantes e produtores rurais) que participam da atividade aquícola no Brasil. Com o tema “Amazônia sustentável: uma nova perspectiva para a aquicultura”, o Grupo de Pesquisa Aquicultura na Amazônia Ocidental, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – MCTIC-INPA, em parceria com o Programas de Pós-graduação em Aquicultura da Universidade Nilton Lins em ampla associação com o INPA, se uniram para organizar este 1º evento que trará grandes benefícios para a comunidade acadêmica, científica e profissionais da área de aquicultura, atividade estratégica para o desenvolvimento sustentável da Amazônia.


Em busca de novas tecnologias para aumentar a produtividade de espécies nativas da Amazônia, principalmente tambaqui e matrinxã, as mais produzidas atualmente na região Norte, e a preservação do meio ambiente, o sistema de bioflocos (BFT), classificado como intensivo ou superintensivo, poderá ser a grande alternativa para esta região. Operado com troca mínima de água, os bioflocos são agregados compostos por diversos microrganismos que possibilitam vários ciclos de produção, contribuindo para minimizar impactos da aquicultura ao ambiente e controlar problemas sanitários de importância econômica mundial.

Atualmente, muitos empreendimentos atuam com tecnologia BFT na carcinocultura marinha e tilapicultura, estando quase que, na totalidade dos casos, restritos à produção de espécies exóticas. Com os investimentos realizados nos últimos anos pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas – FAPEAM, Banco da Amazônia - BASA e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, os primeiros estudos com espécies nativas da Amazônia em sistema BFT vêm avançando. 

Espera-se que este I Workshop sobre Bioflocos na região amazônica, em que estarão presentes os mais renomados pesquisadores das instituições nacionais, assim como os maiores produtores e consultores com expertise de produção aquícola em sistema BFT, venham somar esforços às instituições de pesquisa da Amazônia (INPA, UNINILTON LINS, UFOPA e UFAM) para o desenvolvimento do BFT em peixes nativos de interesse da piscicultura. Isso ocorrerá entre os dias 21 a 25 de junho de 2021, com palestras, mesa redonda e sessões de poster e minicurso, tornando possível ao público a mais completa e produtiva reunião já realizada sobre este tema na Amazônia. “VENHA PARTICIPAR”

Link do Evento: https://eventos.congresse.me/bioflocos

Anais:  https://eventos.congresse.me/bioflocos/edicoes/i-workshop-nacional-sobre-tecnologia-de-bioflocos-na-amazonia-1-edicao/anais

Mídias Sociais: https://www.instagram.com/bftnaamazonia/